Experiências
Arte pós impressionista em exposição no CCBB Rio

Arte pós impressionista em exposição no CCBB Rio

O Triunfo da Cor mostra obras de grandes mestres da pintura até 17 de outubro

Desde de 20 de julho o CCBB Rio- Centro Cultural Banco do Brasil, recebe a mostra de 75 obras de 32 grandes mestres da pintura moderna, incluindo Vang Gogh, Gauguin, Toulouse Lautrec, Cézanne, Seurat e Matisse, do Museé de l’Orangerie e do Museé d’Orsay, sediados em Paris. A partir do fim do século XIX, essa geração de artistas que sucederam o impressionismo, promoveram uma revolução estética por meio da utilização das cores, buscando novos caminhos para a pintura.

Obra Femme na Exposição o Triunfo da Cor no CCBB Rio

A exposição O Triunfo da Cor: o pós-impressionismo está organizada em quatro módulos. O primeiro apresenta uma seleção de obras dos artistas motivados pelos estudos desenvolvidos pelo cientista Michel Eugene Chevreul sobre a técnica neoimpressionista de aplicar na tala pontos justapostos de cores primárias. O segundo, inclui uma série de peças que refletem a pesquisa realizada por Paul Gauguin e Émile Bernard a partir de uma sintética, marcada pela presença do desenho nos contornos e silhuetas, valendo-se de cores simbólicas. Na terceira parte o tema ideologia estética do grupo de pintores que defendeu a origem espiritual da arte, fazendo uso da cor como transmissor dos estados de espírito. A quarta e última parte, exibe as obras do final do século XIX, que compartilhavam o gosto por uma composição ornamental em que a cor assume protagonismo.

Obra de Gougim na Exposição o Triunfo da Cor no CCBB Rio

Independente dos conceitos de arte é interessante ter contato com pinturas de mestres como Touloude Lautrec, conhecido por desenhar o cotidiano no Moulin Rouge em Paris de outrora e Paul Gauguin, com suas índias coloridas e tropicais, ressaltando a cor e os traços típicos. A curadoria é assinada pelo presidente do Museé d’Orsay Guy Cogeval, pelo diretor cultural da Fundacíon MAPFRE Pablo Jiménez Burillo, e pela curadora do Museé d’Orsay Isabelle Cahn.

Obras da Exposição o Triunfo da Cor no CCBB Rio

Serviço:

Exposição Triunfo da Cor: o pós-impressionismo
Data: de 20 de julho até 17 de outubro
Local: Centro Cultural do Banco do Brasil – Rua Primeiro de Março, 66 / Centro
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 21h

Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo