Atitude

Atados

Juntando gente boa por meio do voluntariado

Atados: equipe de voluntários ministra oficina de pintura
Reprodução da Internet

voluntário é alguém que se move em direção a uma causa ou organização para somar esforços, ajudar e aprender. É alguém que está aberto e disposto a prestar-se a alguma atividade provoque uma mudança – mesmo que pequena – em si próprio e no mundo ao seu redor. As organizações sociais trabalham com a transformação diariamente. Elas são parte importante da nossa sociedade, pois, para além do trabalho, contribuem para a constituição de uma sociedade mais consciente, definição do site Atados.

O encontro entre voluntários e organizações, representado aqui em Vagas de voluntariado são possibilidades de experiências e vínculos. E é nesse encontro que o Atados acredita. Nesse encontro que afeta e modifica. Que aproxima e cria vínculos. Essa conexão ajuda a alimentar uma rede de pessoas que tem em comum a busca do bem coletivo e da harmonização das nossas relações – com nós mesmos e com o mundo.

O Atados é uma plataforma social que conecta pessoas e organizações, facilitando o engajamento nas mais diversas possibilidades de voluntariado. O fortalecimento dessa rede e a mobilização de voluntários ampliam o impacto das organizações e transformam pessoas e comunidades. Já foram realizados projetos como: Copa do Mundo dos refugiados, Casamento Isadora e Agenor, Feminicidade, Cidades sem fronteiras, Carta e Livro, entre outros.

Atados: grupo de voluntárias
Reprodução da internet

Quer ser voluntário, cooperar e de quebra aprender e trocar com pessoas, mas não sabia como nem onde? Basta se cadastrar no site e iniciar seu processo de busca, existe muita coisa para ser feita, muita cooperação a ser realizada e projetos para por em prática e você pode auxiliar com sua expertise na realização disso tudo.

Ao se cadastrar na plataforma o usuário é convidado a criar um perfil, no qual relata suas habilidades, causas em que acredita, disponibilidade de tempo e região onde quer atuar. A ferramenta, então, busca ONGs que combinem com o voluntário. E a parceria está feita.

“Você responde um cadastro simples, consegue encontrar o trabalho que tem muito a ver com você, e é muito fácil de usar”, afirma a voluntária Belisa Cesar Rotondi, que hoje faz trabalho voluntário em um abrigo de crianças.

A rede do Atados tem sede em São Paulo, e conta com mais de 280 organizações à procura de voluntários e 25 mil pessoas cadastradas dispostas a ajudar. As ações variam muito e incluem até mutirão de dezenas de voluntários para plantar uma grande horta urbana em poucas horas, tarefa que levaria dias para ser concluída. Juntos, organizações sem fins lucrativos e usuários já beneficiaram quase 850 mil cidadãos, direta ou indiretamente.

Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo