Atitude
Brave Kids: novos caminhos para crianças cariocas

Brave Kids: novos caminhos para crianças cariocas

Ator se torna líder em projeto social com destaque na Polônia

O ator Creo Kellab quando criança fez parte de um projeto social em Minas Gerais, iniciou como voluntário no projeto Mais Caminhos após perceber a necessidade de retribuir o auxílio que recebera outrora. Ao longo de sua carreira, o mineiro, ao mudar-se para o Rio de Janeiro passou por inúmeras ocasiões, morou por meses na rodoviária do Rio, onde pode contar com auxílio de amigos e parceiros de trabalho até firmar-se como ator. Tempos depois, ao perceber que a vida dá algumas coisas e empresta outras, afirma ele, surgiu a necessidade de retribuir tudo que recebera desde criança.

“Sempre participei de projetos sociais aqui e ali. Mas pensei o que poderia fazer de verdade. Daí veio na cabeça à vontade e devolver o que eu recebi da vida. Iniciei como voluntário no Brave Kids, por meio do Mais Caminhos e entendi o real sentido da troca, cooperação e ajuda”, ressalta Creo.

Morador de Ipanema, próximo das comunidades Pavão, Pavãozinho e Cantagalo, iniciou seu trabalho no Mais Caminhos como professor de teatro, dando aulas para crianças em idade pré-escolar para que elas pudessem exercer sua criatividade e a partir dela mostrar novos rumos e possibilidades dentro e fora das comunidades. Há dois anos recebeu o convite para ir à Polônia representar o Brasil, como líder de equipe, no projeto chamado Brave Kids, que une 20 países por 27 dias para discutir melhorias para crianças menos favorecidas, oferecendo esperança através da cultura de cada país.

Creo Kellab liderando crianças | Brave Kids: novos caminhos para crianças cariocas
Foto: Acervo pessoal de Creo Kellab

Creo participou como líder de seis crianças de 8 a 14 anos, criando um espetáculo que mostrava o Brasil, a comunidade, ponto de vista histórico de alguma expressão cultural. Foi certeiro o sucesso dos espetáculos e as participações em 2015 e 2016, culminando na chamada para fazer parte da equipe de direção do show final de 2017, de encontro dos 20 países participantes, com aproximadamente 120 crianças no palco, para um único show.

Este ano o projeto final de encontro das equipes, incluindo o Mais Caminhos, único representante brasileiro no projeto acontecerá em Julho na Polônia, no entanto é necessário auxilio para que o Creo possa estar presente representando o Brasil na direção desse projeto. Com a ideia de angariar fundos para participar vou criado um financiamento coletivo no Vakinha.com para que custear os gastos básicos da ida do líder para a Polônia para realização do projeto final. Parar participar basta acessar o link e doar.

“Estou muito feliz com o convite do Brave Kids deste ano e minha expectativa esse ano é poder usar todas as ferramentas que aprendi com o trabalho social e canalizar toda minha energia em função de 200 crianças carentes, e refugiados que lá estiverem. Vai ser incrível ser o primeiro brasileiro a compartilhar esse sentimento mundial de união, pontua Creo.

CLIQUE AQUI PARA CONTRIBUIR

Mais Caminhos

Fundada em 2009, o projeto Mais Caminhos tem como objetivo promover a educação e maximizar o potencial de crianças e adolescentes carentes das comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo do Rio de Janeiro no período contrário ao seu turno escolar. Auxiliar esses jovens a realizar seus sonhos e fazê-los se empoderarem para que construam um futuro melhor e diferente é o foco principal do projeto que oferece apoio educacional e financeiro necessário para melhorar suas perspectivas futuras. No Mais Caminhos é criado um ambiente encorajador onde crianças e adolescentes carentes são tratados com respeito e tem a oportunidade de desenvolver habilidades e conhecimentos para capacitá-los para o caminho de uma vida bem-sucedida.

Brave Kids

O projeto Polonês Brave Kids tem como objetivo proporcionar o entendimento transcultural entre jovens e crianças de diferentes países e culturas, por meio de processo artísticos colaborativos. Reunir crianças de diversos locais do mundo com o intuito de trocar informações e experiências e inspirá-las a vislumbrar possibilidades de um mundo e um futuro melhor. Jovens de diversos países, divididos em equipes se encontram na Polônia, onde ficam hospedados em casas de voluntários, durante o período apresentam seu projeto artístico, participam de debates e da criação de um espetáculo que reúne todas as equipes.

A troca artística aproxima as crianças e suas culturas, mostrando que existem muitas possibilidades de existir e trocar. Expressar sobre como é a vida no seu país de origem traz um entendimento maior por parte dos jovens. Coma orientação de facilitadores, os jovens participantes também são apoiados para ensinar e liderar uns aos outros, incentivando-os a trocar ideias, habilidades e abordagens. Os participantes são apoiados para descobrir seu próprio potencial e valor, o que aumenta a sua confiança e aspirações.

Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo