Atitude
Casa Arte Vida

Casa Arte Vida

Projeto carioca promove desenvolvimento social por meio da educação, com foco na cultura e no social para construção da cidadania de jovens e adultos.

Promover o desenvolvimento social por meio da educação, com foco nas dimensões cultural, social e de construção da cidadania. Reproduzir um modelo de desenvolvimento sustentável e descentralizado em diversas localidades, respeitando os valores fundamentais do projeto. A Casa Arte Vida é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que promove cidadania e cultura, visando o desenvolvimento social.

O objetivo do projeto é realizar trocas culturais, desenvolver novas formas de se relacionar socialmente e ampliar as capacidades técnicas das comunidades atendidas. Questões como autonomia, visão crítica e estímulo à criatividade podem ser vistas como centrais no desenvolvimento do projeto.

Casa Arte Vida
Reprodução da Internet

Situada em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, a Casa Arte Vida, está presente em uma região que demanda ações sociais em função do baixo IDH (118º). Cerca de 70 crianças de 5 a 12 anos no contra turno escolar, 60 jovens de 12 a 18 anos e adultos, com atividades multidisciplinares de educação, cidadania, cultura e geração de renda através de capacitação profissional, são atendidos pelo projeto.

São oferecidos educação complementar e capacitação profissional. O complemento educacional é elaborado sob os princípios de valorização de construção do pensamento e conhecimento como ferramenta de autonomia do indivíduo. Através do projeto é buscado o desenvolvimento de interesses, competências e habilidades das crianças e jovens atendidos.

Casa Arte Vida
Reprodução da Internet

Atividades multidisciplinares propõem o estímulo à criatividade, de forma sistêmica, como recurso para buscar melhores soluções para as questões e demandas sociais coletivas. O grande desafio é despertar a transformação social local a partir do exercício da cidadania e incentivar uma cultura de solidariedade.

A capacitação profissional incentiva por meio de oficinas de capacitação e qualificação de jovens e adultos em áreas que tenham significativa demanda de serviços, como: construção civil, turismo ecológico, informática, artesanato e culinária.

“As expectativas para 2017 são boas, apesar do momento de crise, vamos conseguir aumentar o número de crianças de 5 a 12 anos atendidas, e o número de oficinas sócio educativas para jovens de 13 a 17 anos. Esperamos poder aumentar o número de parceiros para garantir os atendimentos”, afirma a Coordenadora de projeto Roberta Macedo.

Em 2017 o projeto pedagógico da Casa Arte Vida estará focado no uso da tecnologia como ferramenta de desenvolvimento pessoal e coletivo, promovendo ações dentro e fora da sala de aula. O projeto conta ainda com aulas de inglês, robótica, programação de dados, softwares gráficos, reforço escolar, educação ambiental, teatro e uma série de atividades ligadas à cidadania, incidência política e cultura, com passeios e visitas guiadas aos principais equipamentos culturais da cidade.

Roberta ressalta que desde 2007 o projeto vinha crescendo significativamente ano a ano. Em 2015, com a crise econômica, o ritmo de crescimento deu uma pausa. Neste momento estamos focados em manter a qualidade e aumentar a oferta de projetos. Para isso estamos trabalhando muito a captação de recursos, com campanhas e desenvolvimento de novas parcerias.

Casa Arte Vida
Reprodução da Internet

Como colaborar com o projeto

A organização não governamental depende do auxílio e contribuição para s emantar. Se você quer ser um padrinho e ajudar a manter a Casa Arte Vida, preencha e envie a ficha de inscrição que existe no site do projeto e receberá mensalmente um boleto bancário. Você também pode doar através de depósito bancário ou pelo PagSeguro, utilizando seu cartão de crédito.

Não somente de doações em dinheiro se mantém a Casa Arte Vida, doações de alimentos e voluntariado são importantes também para manter o funcionamento do projeto. São várias formas de ajudar, basta escolher a que melhor se encaixa no seu perfil e participar.

E para saber mais do projeto siga instituição nas redes sociais:

Site: www.casaartevida.org.br

Twitter e Instagram: @casaartevida

Facebook: https://www.facebook.com/casa.arteevida/

Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo