Atitude

Como se perder em… Gramado

Feriadão de páscoa chegando e a vontade de chocolate aumentando cada vez mais. As ruas estão repletas de lembretes que é hora do chocolate- cartazes, outdoors, placas e anúncios. A pedida é o chocolate, seja em formato de ovo, seja em barras, meio amargo, ao leite, branco, de todo tipo. Pra quem tem feriado maior e pode aproveitar pra viajar uma ótima pedida é a serra gaúcha, em particular a cidade de Gramado. Reconhecida pelo Festival de Cinema e pelo Natal Luz, à cidade apresenta intensa programação pascal.

O frio dá o tom acolhedor da região, por lá pode-se tomar cafés coloniais, caminhar pelas ruas que nessa época do ano recebem decorações de páscoa, entrar nas lojas de chocolates artesanais espalhadas pela cidade, e ainda apreciar os pontos turísticos e as paisagens naturais. O evento Gramado de Aleluia e o Festival de Chocolates acontecem na cidade nesse período.

Gramado em si já um evento, a cidade não possui semáforo e os motoristas respeitam a faixa de pedestre. As ruas são lindas com canteiros floridos e a arquitetura de toda cidade possui o estilo bávaro. Colonizada por Italianos e Alemães, sua gastronomia é toda requintada com apelos europeus. A cidade faz parte do corredor turístico da região das Hortênsias, flor encontrada em qualquer lugar da cidade que também é o símbolo de lá, esta é caracterizada pela ordem e beleza, que os moradores estão determinados a manter para os turistas que viajam à cidade a fim de desfrutar da tranquilidade do lugar.

Caminhar nas ruas e admirar a arquitetura, a paisagem, as flores, já é uma diversão única. Logo pode-se ir até rua coberta onde têm diversos restaurantes e locais para se tomar café e degustar os chocolates. Se quiser mais aventura, é interessante visitar o Vale do Quilombo que é preenchido com floresta araucária nativa, é o lugar para o qual você pode fazer visitas guiadas, camping e caminhadas, o Parque do Caracol, é demais, e você pode ver em toda a sua majestade a cascata de mesmo nome.

*Imagens de Ana Paula Petinati/Ricardo Junior
*Imagem destaque: Rafael Cavalli

Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo