Experiências
Diálogos Ausentes

Diálogos Ausentes

Itaú Cultural em São Paulo recebe exposição de trabalhos realizados por artistas negros, uma “contranarrativa” às representações estereotipadas da população afrodescendente

Entre 10 de dezembro e 29 de janeiro de 2017, o Itaú Cultural apresenta a exposição Diálogos Ausentes, que reúne trabalhos realizados por artistas negros ligados aos campos das artes visuais, do teatro e do cinema brasileiros. Com curadoria de Diane Lima e Rosana Paulino, a mostra conta com obras assinadas por 15 dos criadores e dos grupos que participaram dos debates promovidos pela série de encontros homônima ao longo de 2016, também na sede do instituto, em São Paulo/SP.

Diálogos Ausentes – tanto a série quanto esta exposição – surgiu em decorrência de um episódio que, em maio de 2015, impeliu o Itaú Cultural a dar mais atenção aos efeitos de uma mazela estrutural da sociedade brasileira: o racismo. Incluída na programação teatral que o instituto havia elaborado para aquele mês, a peça A Mulher do Trem, da companhia paulista Os Fofos Encenam, gerou uma onda de protestos nas redes sociais por adotar o uso da blackface – maquiagem da qual atores brancos lançam mão para interpretar, de forma caricata, personagens afrodescendentes. Diante da questão, o Itaú Cultural decidiu substituir a exibição do espetáculo por um debate sobre a representação do negro na arte – e, em seguida, criou o seu Comitê de Questões Raciais.

trabalho-visual-dialogos-ausentescleopires-oficial

Formado por integrantes de diversas áreas do instituto, esse comitê se organiza em grupos de trabalho empenhados em desenvolver iniciativas – voltadas tanto para os funcionários quanto para o público externo do Itaú Cultural – de combate ao racismo estrutural. Diálogos Ausentes foi uma dessas iniciativas.
De acordo com as curadoras, a exposição “opera como uma contranarrativa às representações estereotipadas da população afrodescendente”. Com pinturas, instalações, ensaios fotográficos, curtas-metragens e registros de performances e de espetáculos teatrais, a mostra – ainda segundo Diane e Rosana – “apresenta não apenas uma cara, mas algumas das múltiplas faces do ser negro brasileiro”.

Diálogos Ausentes - Destaque

Participam da exposição os artistas/grupos Aline Motta, André Novais Oliveira, Ângelo Flávio, Capulanas Cia. de Arte Negra, Dalton Paula, Eneida Sanches, Fernanda Júlia, Juliana Vicente, Larissa Fulana de Tal, NEGR.A – Coletivo Negras Autoras, Renata Felinto, Sérgio Adriano, Sidney Amaral, Viviane Ferreira e Yasmin Thayná.

Diálogos Ausentes | Mostra
Sábado 10 de dezembro de 2016 a domingo 29 de janeiro de 2017
Terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30
Sábado, domingo e feriado 11h às 20h
piso -1

ENTRADA FRANCA

Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo