Experiências

Espaço GaleRio recebe exposição baseada em Zuzu Angel

Dani Acioli expõe obras que dialogam com o legado de Zuzu por meio de desenhos que tecem, no tempo e nas ranhuras, tramas do universo feminino brasileiro da estilista

O Espaço GaleRio, galeria do Instituto EixoRio, em Botafogo, recebe a exposição Trama: diálogos com Zuzu, da artista pernambucana Dani Acioli. Vibrante e repleta de nuances, a mostra é resultado de um convite da Prefeitura do Rio de Janeiro, numa parceria entre o EixoRio e o Instituto Zuzu Angel. A exposição marcou ainda a abertura do Prêmio Rio V.I.É.S. Moda – Ano Zuzu Angel (26/07), que este ano homenageia a estilista (in memorian), por meio da filha Hildegard Angel.

“Somos teias, recortes, enlinhados e vamos nos tecendo, cravando em carne viva na pele. Somos um conjunto de marcas, de emendas que fazemos ao longo do nosso caminho. E temos beleza por isso. Inteireza nesse caminhar”, observa Dani.

A artista plástica procurou travar uma relação mais delicada e menos direta com o legado da estilista mineira Zuleika Angel Jones. Na nova série de desenhos da pernambucana, essencialmente universo feminino, ela “cava” com o nanquim a folha de papel, traçando, de maneira orgânica, como quem talha a madeira na xilogravura, as tramas com que outras mãos marcam e tecem o tempo medido. Em suas criações, é outro o tempo; o tempo do bordado, da trama que tem a paciência como matéria-prima e a arte como ponto de chegada, formando-se aos poucos.

“É muito necessário falar das mulheres. Necessário falar da nossa dor. Necessário pela nossa força. Nosso prazer é calado, cortado, tolhido desde que a gente nasce. Nasce e vive com regras. Neste mundo, a gente se rasga. A gente está se parindo constantemente, sempre com muito esforço. Para se colocar, a gente quebra meio mundo. Então, essa delicadeza está próxima à do parto, que também é bruto”, lembra Dani Acioli.

 
SERVIÇO

O que: Exposição Trama: diálogos com Zuzu
Onde: no Espaço GaleRio – Rua São Clemente, 117 A, Botafogo, Rio de Janeiro – ao lado do Metrô Botafogo.
Quando: de 26 de julho até 26 de agosto, das 10h às 18h

Entrada franca.

Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo