Beleza
Estilo Utilitário

Estilo Utilitário

Uma moda mais funcional e utilitária

POR: Hanna Lucatelli

Uma moda mais funcional e utilitária Pode-se entender como funcional tudo aquilo cuja forma é determinada pela função e utilitário o que tem como principal finalidade atender a um objetivo. Assim, basicamente, uma moda funcional e utilitária é aquela que nasce para servir e atender necessidades objetivas de seus usuários. Cada vez mais é possível identificar nas ruas das grandes metrópoles pessoas adotando essa forma de se vestir com um visual baseado na praticidade e no conforto, uma estética minimalista com influência industrial. Se, por um lado, o vestuário de moda torna-se produção simbólica e subjetiva, por outro, nota-se hoje a necessidade de uma roupa que sirva objetivamente a um sujeito emancipado no vestir-se, que não se contente apenas com o sentido subjetivo da moda. Um vestir de pessoas que entendem que hoje o importante é se sentir à vontade e preparado para um estilo de vida corrido.

Quase como se estivessem cansadas de gastar tanta energia pensando no que usar, e então decidem por roupas que mais se assemelham a uniformes do dia a dia moderno. Esse estilo se transmuta dependendo do clima do lugar, mas a ideia é estar preparado, de forma confortável, para tudo. Entram nesse leque: mochilas grandes, maxi bolsas, capas de chuva, macacões, casacos esportivos e trench coats, maxi bolsos e calçados confortáveis. Todas as peças que combinem moda com funcionalidade para criar um estilo clean e contemporâneo inspirado na utilidade. É uma tendência visual que reflete o desejo dos consumidores/usuários por funcionalidade e praticidade.

O que começou com a empresa de tecnologia Apple, ao criar objetos eletrônicos com funcionalidade extremamente simples e design minimalista e elegante, tirando tudo que não fosse essencial, agora se estende ao modo como as pessoas se vestem. Aqui as peças se influenciam claramente nos uniformes que tem como principal, e quase único objeto, a funcionalidade.

As peças nesse estilo são de cores neutras, para que sejam atemporais e adequadas a qualquer ambiente ou situação, e em tecidos duráveis, para que resistam intactas a muito uso e a ação do tempo, já que se entende que essas peças não se aplicam a um modismo que passara logo e que não estarão fora de moda na próxima estação, exatamente por serem atemporais. Uma tendência que reflete um novo modo de pensar de uma sociedade que preza o tempo, dentro de uma organização orgânica, e exige, cada vez mais também na moda, comodidade aliada a um design sofisticado.

Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo