Atitude

Leite Derramado

Espetáculo baseado em livro de Chico Buarque é encenado no Rio

Com direção de Roberto Alvim e encenação contundente de Juliana Galdino o Espetáculo Leite Derramado da Cia Club Noir (São Paulo), chega ao Rio no Sesc Ginástico com temporada até 18 de dezembro. A influência do diretor e dramaturgo Roberto Alvim em artistas jovens de se consolidou por duas vias principais: pela potência de suas criações, escuras, sem personagens definidos e de narrativas estilhaçadas rumo ao abstrato. Assim se desenvolve o espetáculo que conta ainda com jovens atores no elenco contracenando com Juliana Galdino. Renato Forner, Diego Machado, Taynã Marquezone, Caio D’aguilar, Marcel Gritten, Luis Fernando Pasquarelli e Nathalia Manocchio, contribuem muito bem para realização cênica.

A montagem revela as amarguras de seu Eulálio Assumpção, que, aos 100 anos, espera solitariamente a morte, deitado em uma maca no corredor de um hospital público. Ele é membro de uma família falida da elite brasileira. Delirante, mistura passado e presente, memória e imaginação, religião e poder, indivíduo e sociedade, mitologia e política. Ele é assombrado pelas memórias sobre seus antepassados e descendentes – o avô latifundiário e escravagista, o pai senador corrupto, o neto guerrilheiro e o bisneto traficante.

Leite Derramado: Juliana Galdino
Reprodução da Internet

A ideia é criar uma reflexão sobre a o peso da História para a construção da identidade nacional e das mazelas enfrentadas pela maioria da população. Além disso, a peça aponta para a necessidade de reconstrução dos nossos procedimentos éticos e do surgimento novas possiblidades de ação política.
Publicada em 2009, a obra de Chico Buarque venceu importantes prêmios da literatura, como o Jabuti, Portugal Telecom e BRAVO!. O livro foi traduzido para vários idiomas e lançado em dezenas de países, como Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália.

O espetáculo fica em cartaz no Sesc Ginástico no Rio de Janeiro até 18 de dezembro a preços populares.

Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo