Beleza

Mangas bufantes

Você usaria?

O mundo da fashion é feito de tendências, que são ditadas pelas grandes marcas em seus desfiles. O que se tem notado ao longo do ano nos desfiles é o retorno das mangas bufantes aos looks. Este tipo de manga aparece durante o período romântico trazendo para a indumentária modificações marcantes na forma de se vestir, diretamente ligadas ao rompimento com o período neoclássico. Em torno de 1835 as mangas atingiram o máximo de proporção, recebendo o nome em francês de manche gigot, que em português vai nos dar a “manga presunto”. O aspecto dos ombros femininos eram de quase o dobro da sua aparência normal, e essas mangas eram preenchidas, para obter o volume desejado, com plumas e fios metálicos.

O Romantismo defendeu a liberação das emoções do homem em detrimento de todo racionalismo iluminista anterior, que limitava as emoções e a criatividade. Quiseram o retorno de um homem emocional, espontâneo, e não só aquele que buscava a verdade através do intelecto. A Revolução Industrial já estava a pleno vapor, e o ideal iluminista já tinha transformado o homem em máquina. A insatisfação contra essa ideologia fez brotar na mente humana um saudosismo dos tempos de outrora. Isso influenciou todo o processo criativo da literatura às artes, da música à arquitetura e obviamente a moda não ficou de lado, sofrendo significativas mudanças.

As mangas bufantes como conhecemos hoje são o desenvolvimento dessa característica da indumentária romântica mesclada com a descontração dos anos 70. Hoje tem-se mangas bufantes de tamanhos diversos, modelagens diferenciadas, proporções, cores e padrões distintos. Nas semanas de moda ao longo de 2016 ela surgiu na passarela com as criações de Giles, J.W. Anderson, Chanel, Fendi, Marni, Giambattista Valle e várias outras.

Elas estão por aí e tomando conta do estilo casual e podem ser usadas em qualquer momento. Celebridades como Beyoncé, Choloe Moretz, Lady Gaga, Madonna, Chloe Sevingny, aderiram. E você o que acha? Se anima a entrar nessa onda?

Mangas Bufantes: Chanel Resort 2017
Chanel Resort 2017
Mangas Bufantes: Giambattista Valli 2016
Giambattista Valli 2016
Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo