Estilo
Moda e macrotendência

Moda e macrotendência

Saiba as principais ideias que vão influenciar o mundo da moda nos próximos anos

Quando no referimos a moda e grandes tendências, tendências macro, falamos de forma geral sobre o movimento de cultura e consumo que acontece e pode ser observado. Os comportamentos surgem e tendem a se manter por um tempo servindo de guia para futuras escolhas no campo da moda, da arte, gastronomia e design. No último report divulgado pelo WGSN foram destacadas quatro ideias principais que devem permear as tendências dos próximos anos, 2018 e 2019.

willow-e-jaden-interview
Créditos: Steven Klein para Interview

O atual momento mundial de extrema conectividade, divisões políticas, apelo social, acaba por modificar o panorama da moda. As tradicionais semanas de moda tendem a terminar, dando espaço para o um jeito novo, see now, buy now, que significa poder adquirir a peça logo após o desfile, não tendo que esperar a troca de estação para comprar a roupa.

Cada vez mais, marcas voltadas para públicos específicos surgem e se destacam no mercado, a sociedade se mostra segmentada, menos massificada, mistura de tradição e qualidade poderão ser vistas em grandes marcas comerciais. Pequenos e grandes estilistas irão se aventurar por coelhões que promovam versatilidade, qualidade e sustentabilidade. O visual atemporal será tendência, a busca pela qualidade das peças influencia na compra, a durabilidade vem associada a questão social, comprasse menos, mas buscasse mais qualidade nas peças.

willow-jaden-smith-interview-magazine-2016-september-cover-0
Créditos: Steven Klein para Interview

As mídias sociais influenciam diretamente nesse processo e o “multilocal” aparece como uma das característica, pois estamos em todos os lugares, conectados, culturas distantes de aproximam, colecionar momentos e coisas se torna fato e com isso tradição e cultura se mostram com forte apelo na moda, no entanto com muita propriedade e pessoalidade, onde cada um dá o seu toque fugindo do óbvio. Se vestir para o dia a dia passa a ser uma forma de comunicar não somente que você tem estilo, é antenado e segue tendências, como também se transforma numa ferramenta de comunicar ideias, crenças e tornar visível subculturas. A moda indo além do vestuário, quando expressão e opinião são agregadas as peças e ao estilo individual.

Em resumo é chegada a era da conectividade também para moda, as correntes de opinião e tendências se formam e podem ser vistas e mensuradas. Opinião, responsabilidade social, conectividade e estilo são necessários para essa adaptação.

willow and jaden smith by steven klein for interview-magazine-4
Créditos: Steven Klein para Interview

 

 

Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo