Atitude
Ninho de Livros

Ninho de Livros

Projeto disponibiliza livros em espaço urbano carioca

Bibliotecas colaborativas em formato de casas de passarinho foram instaladas no Rio, visando a democratização do acesso à leitura e a disseminação da cultura de troca. O projeto Ninho de Livro funciona da seguinte forma: a casinha é instalada com alguns livros e cada pessoa que pegar um livro poderá deixar outro ali dentro. As comunidades cariocas foram escolhidas de maneira colaborativa na qual quem investiu no projeto votou nos locais que gostariam que recebessem os ninhos de livro.

“O Ninho de Livro chega à favela carioca como uma ferramenta de transformação, porém ele sozinho não tem o poder de mudar muita coisa. É preciso que a comunidade abrace o projeto, troque e leia os livros. Acredito que a grande transformação virá das pessoas”, comenta Myrtes Mattos, uma das idealizadoras.

O projeto foi criado pela Satrápia, agência carioca fundada em agosto de 2013 pelas sócias Myrtes Mattos e Renata Tasca, focada em ações de inovações para as cidades. O primeiro Ninho de Livro foi instalado na comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro, em fevereiro de 2015. A escritora Thalita Rebouças participou da inauguração, doou livros e leu histórias para crianças no Espaço Cultural Cafofo da Nêga, no Vidigal.

Ao todo já são onze ninhos espalhados no Rio de Janeiro, em Copacabana, Arpoador, Tijuca, Botafogo, Jardim Botânico e Leblon. Os ninhos estão presentes também nas comunidades: Cantagalo, Morro do Borel, Morro da Providência, Rocinha, Chapéu Mangueira, Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Morro dos Prazeres, Tabajaras e Complexo da Maré.
O projeto tem como conceito “Um espaço para que seus livros possam voltar a voar por aí” e seu objetivo é incentivar a leitura e ocupação de espaços da cidade, além de estimular a boa convivência entre os moradores dos bairros que recebem o Ninho. Em um ano, o projeto já distribuiu mais de onze mil livros.

Mais informações:
Facebook Ninho de Livro: facebook.com/ninhodelivro

Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo