Experiências
O oculto e a arte

O oculto e a arte

O mistério e os segredos que tornam a criação artística instigante

Por que se tem renovado o interesse pelo ocultismo nos últimos 15 anos? Por que o tema é atual? O clima pós-apocalíptico associado à virada de milênio, diretamente ligado a eventos e a crise econômica e ecológica, criou um terreno fértil para abordar esses temas inexplicáveis, diretamente ligadas ao mistério, ao inconsciente e ao subconsciente.

Esse fascínio pelo oculto e misterioso não é de hoje, no entanto ele vem e vai com o passar do tempo e se renova. Grandes figuras da história tem relação com o ocultismo na criação de suas obras, Goethe, Edgar Allan Poe, Balzac, René Magritte, Salvador Dalí, Alejandro Jodorowsky e os mais contemporâneos, Aldous Huxley, Led Zeppelin, Rolling Stones e David Bowie.

Led Zeppelin Cleo Pires
Reprodução da Internet

As organizações míticas descritas em teorias da conspiração, como enormemente poderosas, com agenda a serem cumpridas para realização de seus objetivos infiltrados na sociedade de forma discreta, oculta. Sociedades secretas, assim chamados estes grupos onde as funcionalidades e funções são conhecidas somente pelos que participam. O que sugere que os envolvidos estão sob regras restritas e códigos secretos que visam preservar os segredos do grupo, muitas vezes visto pelos de fora como segredos ligados ao satanismo ou dominação mundial. As sociedades secretas mais conhecidas são a Maçonaria, a Máfia, a Cabala, Ku Klux Klan, Al-Qaeda, entre várias outras.

De olhos Bem Fechados – Stanley Kubrik
De olhos Bem Fechados – Stanley Kubrik

A influência do ocultismo e das sociedades secretas nas artes é vista até hoje, diretores de cinema, cantores, produtores e escritores se valem desse universo misterioso para gerar grandes obras de cunho artístico e social. Filmes como “De olhos bem fechados”, Stanley Kubrik, “El Topo”, de Alejandro Jodorowsky estão entre os que se utilizam desse mote oculto para contar suas histórias. Na música Madonna, Dowie, Led Zeppelin, também dispõe do oculto para criação de canções memoráveis, o que mantém vivo o mito da Cultura Illuminati. Organização responsável por comandar a indústria cultural mundial, com conexões políticas e sociais ocultas, sombrias. Responsáveis por cumprir uma agenda de dominação sob certos aspectos.

Capa do disco Alladin Sane - 1973
Capa do disco Alladin Sane – 1973

Verdade ou não, o oculto, o mistério é necessário para a vida e para a arte, pois já dizia a canção – mistérios sempre há de pintar por aí. A cada momento surgem mais informações e ilusões sobre o que envolve essas sociedades. A arte agradece pelo material de criação e o público também, pelos filmes, livros e músicas inspiradores nos grandes mistérios da vida que movimentam a humanidade.

Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo