Atitude

Pedagogia Waldorf

Desenvolvendo indivíduos livres, responsáveis e íntegros por meio da liberdade no ensino

Pedagogia Waldorf: professora com dois alunos e diversos brinquedos
Reprodução da Internet

POR: Jade Mariani

A pedagogia Waldorf é uma abordagem de educação alternativa desenvolvida pelo filosofo-educador Rudolf Steiner no início do século XX. A primeira escola implantada foi encomendada para a fábrica alemã Waldorf-Astoria para testar a abordagem antroposófica de Steiner na educação dos filhos dos operários. Hoje existem mais de mil escolas Steiner ou Waldorf pelo mundo e quase dois mil jardins de infância. O método é reconhecido pela comunidade pedagógica e apontada pela UNESCO como sendo a pedagogia mais capaz de responder aos desafios educacionais.

O objetivo primordial do método Waldorf é desenvolver indivíduos livres, moralmente responsáveis, íntegros e com um elevado grau de competência social. Steiner acreditava que para atingir a formação plena do ser humano devemos nos desenvolver holisticamente, ou seja, o aprendizado é feito através de experiências envolvendo todos os sentidos e não só a partir de teorias abstratas. Assim em todas as matérias é aplicado três maneiras de aprendizado, o agir, através do contato e da interação, o sentir, através das abordagens artísticas e subjetivas, e o pensar, através da imaginação e mais tarde através do pensamento científico e abstrato.

Pedagogia Waldorf: alunos seguem professora tocando flauta
Reprodução da Internet

Cada momento da psique da criança e do adolescente é respeitado e cada aluno é acompanhado e observado como indivíduo. Por isso não existe testes, reprovações ou competitividade nesta metodologia. Na primeira infância o conhecimento é apresentado através da experiência do observar e sentir. O ambiente escolar se assemelha a um lar e são apresentados a moral a convivência social os mitos as atividades manuais como plantar, cozinhar e construir.

Dos 7 aos 14 anos os alunos aprendem todos os assuntos com um só educador, este tem o papel de apresentar as ciências, a linguagem além de acompanhar cada aluno em seu desenvolvimento pessoal. Nesta fase os alunos são incentivados a expressarem sua criatividade sem limites através das artes como o teatro, a pintura, o artesanato e a reconstrução de objetos.
Na terceira fase escolar, o adolescente é apresentado a assuntos abstratos complexos, tem contato com diversos professores e são estimulados a pesquisarem e experimentarem seus interesses na pratica. Estes então são esperados que tenham a maturidade e base suficiente para julgar e chegar as suas próprias conclusões em suas vidas.

Pedagogia Waldorf: alunos em uma festa na área externa da escola
Reprodução da internet

No Brasil há um total de 73 escolas Waldorf, segundo o site da Federação das Escolas Waldorf no Brasil, mas mesmo assim ainda é um método pouco conhecido. Esta pedagogia não tradicional ainda causa curiosidade em muitos, e existem os duvidosos que questionam o desempenho dos alunos em testes como o ENEM, mas estudos vem apontando que alunos de educação Waldorf por aqui tem um desempenho igual a alunos do ensino tradicional. Na Europa e especialmente na Alemanha estudos vem mostrando que alunos Waldorf tem se destacado acima da média nacional e nos Estados Unidos, as melhores universidades costumam aceitar com preferência os ex-alunos Waldorf, pois sabem que se tratam de jovens diferenciados, com uma vasta cultura, capacidade de concentração e aprendizado.

Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo