Atitude
PreparaNem – curso pré-vestibular para pessoas transexuais

PreparaNem – curso pré-vestibular para pessoas transexuais

Curso pré-vestibular gratuito auxilia transexuais na busca por vagas nas universidades.

O projeto PreparaNem é um curso pré-vestibular, preparatório para o Enem e concursos públicos, voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O foco principal do projeto são travestis, mulheres transexuais, homens trans e pessoas transgêneros, que diversas vezes são excluídas do convívio social, escolar e familiar, perdendo a oportunidade de dar continuidade aos estudos. Os municípios da região leste fluminense como: Niterói, São Gonçalo, Magé, Maricá e Rio Bonito são o foco do PreparaNem Niterói.

Ano passado cerca de 60 alunos foram beneficiados pelo curso, sendo 18 no polo de Niterói. Os professores são colaboradores, voluntários, e suas aulas são ministradas na sede do GDN – Grupo Diversidade Niterói e GTN – Grupo Trans Diversidade Niterói, facilitadores do curso.

Diana Conrado, aluna do PreparaNem | PreparaNem – curso pré-vestibular para pessoas transexuais
Imagem: Acervo PreparaNem

Só em 2016, foram cerca de 60 (sessenta) pessoas/alunes beneficiadas pelo PreparaNem, sendo 18 (DEZOITO) no pólo Niterói. Todos os nossos professores e colaboradores são voluntários e ocupamos atualmente a sede do GDN e GTN, que são os nossos facilitadores nessa empreitada e que constroem e mantém o PreparaNem Niteroi.

“Manter os alunos no curso é uma grande empreitada, pois alguns trabalham na noite e muitas vezes vão direto da aula pro trabalho, ou chegam cansados, no entanto, o desafio em si é este, mesmo com as dificuldades existentes, poder proporcionar junto com os participantes do curso a evolução de cada um e uma inserção nas escolas, cursos e universidades, culminando na chegada ao mercado de trabalho”, afirma Bruna Benevides, a coordenadora do projeto.

Ano passado em Niterói, as aulas iniciaram com 6 alunos, chegaram a 18 e terminaram com 9, aumento de 50% na procura e participação, contrariando os índices altos de evasão escolar que vem ocorrendo em todos os pré- universitários sociais.

Resultados oficiais sobre o ENEM 2016 das pessoas beneficiadas com o PreparaNem Niterói:

  • 3 pessoas aprovadas na UFF – SISU
  • 1 pessoa na PUC – PROUNI e na UFF – SISU
  • 1 pessoa em Concurso público

Se antes não havia nenhuma oportunidade de concorrer com os privilegiados, os exemplos acima enchem de alegria e esperança de dias melhores os colaboradores do projeto e demais alunos. Conscientizando a população da necessidade de se lutar contra a Transfobia, transformando as estruturas educacionais que hoje são excludentes e opressoras.

Aluna do PreparaNem | PreparaNem – curso pré-vestibular para pessoas transexuais
Imagem: Acervo PreparaNem

O PreparaNem Niteroi foi indicado para concorrer a Medalha Paulo Freire 2017, pela atuação no combate ao analfabetismo, inclusão escolar das pessoas Trans e luta pelos direitos humanos. Para se manter foi criada uma campanha para arrecadar fundos para o projeto “PreparaNem Niteroi – Curso Pré Vestibular/ENEM”. A arrecadação servirá para compra de materiais auxiliares na manutenção e em especial para custear passagens de alunos. Que tal pensar no assunto, a atitude foi tomada, colaborar também faz parte: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/preparanem-niteroi.

Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo