Atitude

Trash me

Experiência de carregar lixo junto ao corpo mostra a necessidade de produzirmos menos resíduos

Trash
Reprodução da Internet

Você já parou pra pensar na quantidade de lixo que produz durante sua vida, em um dia, uma semana, um mês, um ano, durante toda ela?

Pois é, a gente pouco pensa no que produzimos de resíduos e seu descarte no meio ambiente, no entanto pensando nisso Rob Greenfield, aventureiro, ativista humanitário dedicado a liderar o caminho para um mundo mais sustentável, criou uma experiência que está sendo documentada. Carregar consigo em seu próprio corpo todo lixo que produzir durante um mês. Trash me como é chamado o projeto, consistiu na criação de uma roupa que pudesse carregar junto ao corpo todo e qualquer resíduo que ele produza durante esses 30 dias, de forma que possa se locomover e fazer as atividades diárias sem modificar sua rotina.

A atitude de Rob surge para levantar a questão – você sabe quanto produz de lixo? Tem ideia de como ele demora pra ser decompor no meio ambiente? Na busca de mostrar o quão sujo podemos ser e o quanto de lixo produzimos, ele espera a conscientização das pessoas. Pequenas atitudes adotadas no dia a dia já auxiliam e muito na diminuição dessa produção de resíduos, como: usar menos copos descartáveis, substituindo-os por uma caneca, usando embalagens laváveis e não descartáveis, e procurando separar os resíduos antes do descarte já auxiliam e muito o meio ambiente.

Rob Greenfield Lixo
Reprodução da Internet

“No dia 17 de usar todo o meu lixo eu estou pesando 51 quilos. Estou criando 3 quilos de lixo por dia, 33 % menos do que o americano médio. Estou simplesmente a flutuar na corrente de consumismo americano, não de uma maneira ou de outra para fazer lixo ou para reduzir o meu lixo. Qual seria o seu lixo parecer no dia 17? Você teria mais ou menos do que eu?”, Rob em suas redes sociais.

Em média são produzidos diariamente 2 toneladas de lixo no mundo todo. Multiplique por 30, e terá um mês de várias toneladas, pense ainda em um ano, alguns anos… Estamos produzindo muito lixo e é necessário que se tome uma atitude consciente e ativa para que possamos ter melhor qualidade de vida.

Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo