Beleza
Uma breve história das camisetas

Uma breve história das camisetas

Universais, agênero e indiscutíveis, elas fazem parte do nosso guarda-roupa, você sabe como elas surgiram?

Ela não sai do nosso corpo, está por todos os lugares, temos muitas, de várias cores, estampas e imagens diferentes. A camiseta ou tshirt, como preferir chamar, há muito é a queridinha de todo mundo, não somente dos fashionistas, até mesmo os que não curtem muito modismos tem no seu armário diversas delas. São democráticas, não tem idade nem gênero. A história da camiseta começa tempos atrás e passa por muitas gerações até chegar no que conhecemos hoje.

Molde de roupas antigas | Uma breve história das camisetas
Reprodução da Internet

Historicamente, foi na antiguidade a partir da nomenclatura dada a túnica dupla que os romanos usavam, chamada camisia, que podemos considerar o ancestral das nossas camisetas. Quase uma roupa íntima, ela tinha o objetivo de proteger as túnicas da transpiração. Com o passar das décadas, assim como muitas coisas na nossa forma de vestir, o que era underwear deixa de ser e vai sendo incorporado ao vestuário de outra forma.

Capa da revista Life, de 1942 | Uma breve história das camisetas
Capa da revista Life, de 1942
Reprodução da Internet

Em 1098 os exércitos europeu e americano usaram nos campos de batalhas camisetas brancas para amenizar o calor. Daí surge a dúvida, quem teria criado a peça, europeus ou americanos? Independente da resposta, a partir daí ela se tornou peça de roupa presente em quase todos os guarda-roupas. Principalmente ao aparecer na capa da Revista Life de 1942.

Marlon Brando | Uma breve história das camisetas
Marlon Brando
Reprodução da Internet

Estampas de camisetas Cleo Pires + Mesclado | Uma breve história das camisetas

Tshirt Cleo + Mesclado: Ainda dá tempo de ter a sua.

Ao chegar ao cinema vestindo Marlon Brando no filme “Uma rua chamada pecado” a camiseta ganha status de ícone na pele do ator que se torna símbolo sexual, em seguida James Dean traz a rebeldia e o sinônimo de contestação a tshirt. Desde então, nas décadas seguintes, homens e mulheres a utilizaram como plataforma pra protestos, colocando diversos slogans e carregando consigo, como o caso dos anos 60 e 70, onde os jovens nadavam contra a acorrente na busca pela autenticidade.

Integrantes da banda Sex Pistols | Uma breve história das camisetas
Integrantes da banda Sex Pistols
Reprodução da Internet

Carregar fotos, ícones, frases, marcas é a cara delas. Não há como fugir de um look calça jeans e camiseta, popularizado pelos Beatles, ou especificamente por John Lennon, aderindo ao movimento pró-NY, nos anos 70. Daí em diante muita coisa muda na moda e na forma de vestir, no entanto, as tshirts continuam carregadas de significados, sejam quais forem. Podemos ver looks básicos e minimalistas, ou camisetas incrementadas, com estampas, bordados, imagens, enfim, inúmeras possibilidades. Afinal, quem não curte um boa camiseta?

John Lennon | Uma breve história das camisetas
John Lennon
Reprodução da Internet
Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo