Atitude

Você já ouviu falar em AqueAerobika?

O surpreendente fetiche das cores e do látex na arte de Sasha Frolova

Num primeiro momento parece que nos deparamos com um super herói de histórias japonesas, daqueles um pouco infantiloide, carregados nas cores e com visual extravagante, no entanto, com o olhar mais demorado é possível perceber a manifestação artística de Sasha Frolova por meio de sua personagem ícone AquaAerobika. A artista contemporânea tem seu trabalho focado na utilização do látex para criar esculturas com formas futuristas e como matéria prima de sua personagem.

Escultura de Sasha Frolova
Reprodução da Internet

AquaAerobika é um misto de anime, Barbarela, fetiche, sensualidade e infantilidade o qual a artista empresta a personagem em performances repletas de cores e danças inusitadas.

Aqueaerobika: Imagem 2
Reprodução da Internet

Natural da Rússia, Sasha não tem muito espaço para desenvolver seu trabalho fora dos museus de arte por causa do conservadorismo do país, que percebe muito sexualizado seu trabalho quase infantil visualmente. No entanto, AquaAerobika já tem seguidores pelo mundo e vem mostrando seu trabalho.

Aqueaerobika: Galeria 2
Reprodução da Internet

Em Londres recebeu o prêmio de Miss Mundo Alternativo, uma competição que acontece todos os anos em Londres, e que se reúne normalmente a cena transgênero. O que difere do concurso de beleza tradicional é a mentalidade dos candidatos sem limite. 

A psicodelia está presente em todo trabalho visual, os vídeos clipes da personagem ressaltam essa característica, a atmosfera parece em vez ancorado em um espaço de delirium no mundo pop. IceCream inclui vários códigos conhecidos da cultura pop. Nível visual, existem os personagens no meio de mandalas e animações gráficas. Entre enxaqueca e viagem de LSD, o suficiente para saturar seus sentidos e tornar AaquaAerobika um ícone pop.

Aqueaerobika: galeria 3
Reprodução da Internet
Inscreva-se na Newsletter do site da Cleo